Roupa

Com a mudança de estação, normalmente chega também a necessidade de limpar os armários, retirando a roupa que já não está em condições e a que sabemos que não vamos voltar a usar.

Para essa roupa, tem as seguintes opções : 

  1. Se a roupa estiver em boas condições, pode oferecê-la a alguém ou doá-la a uma instituição.
  2. Se for comprar roupa nova e a loja aceitar, pode entregá-la para reciclagem. Algumas marcas têm programas de recolha de têxteis.
  3. Pode também reutilizar a peça de roupa ou o seu tecido e dar-lhe uma nova vida. Por exemplo, transformar umas calças estragadas nuns calções ou cortar um lençol de flanela, para fazer panos de limpeza.

A roupa não deve ser colocada no ecoponto. Se não poder ser reutilizada ou entregue nos pontos de reciclagem apropriados, deve ser colocada no lixo indiferenciado.

Exemplo de um programa de recolha de têxteis – H&M:

No programa de Recolha de Têxteis da marca H&M, todos os têxteis são bem-vindos. Pode entregar artigos de qualquer marca e em qualquer estado. Os têxteis são depois enviados para a unidade de reciclagem mais próxima, onde são separados manualmente. Por cada saco de têxteis que entregar, irá receber um voucher (normalmente de 5€) que poderá usar na próxima compra.

As roupas entregues em bom estado podem ser vendidas como artigos em segunda mão. Alguns dos têxteis são transformados noutros produtos, como novas coleções ou panos de limpeza. Também podem ser transformados em fibras têxteis ou usados no fabrico de materiais de isolamento ou amortecimento para a indústria automóvel.

Exemplos de instituições onde pode doar roupa:

Fontes:
Regras de separação (Sociedade Ponto Verde)
Recolha de têxteis – reciclar a moda (H&M)
LixoZero.pt

Partilhar: