Unilever pretende diminuir drasticamente a utilização de plástico

A gigante Unilever deseja diminuir a utilização de plástico não reciclado nos seus produtos. Para isso, pretende disponibilizar o reabastecimento de alguns artigos como, por exemplo, shampoos, apostar em produtos concentrados, com menos volume, e utilizar embalagens feitas com materiais alternativos. A empresa pretende utilizar nas suas embalagens materiais como o plástico reciclado e cartão. Vai também investir na recolha de embalagens e tentar incentivar a economia circular. 

À medida que as preocupações com o impacto da utilização de plástico descartável no ambiente aumentam, os fabricantes e distribuidores começam a enfrentar a sua pegada ecológica. 

Alan Jope, diretor executivo da Unilever, afirmou que é fundamental repensar as embalagens e o desenvolvimento dos produtos e tentar ser mais sustentável, e disse que é necessário que “sejam introduzidos materiais novos e inovadores nas embalagens e escalar novos modelos de negócio, como a reutilização e o reabastecimento”.

Jope adiantou ainda que “o nosso plástico é nossa responsabilidade e por isso estamos empenhados em recolher de volta mais do que vendemos, como parte do nosso contributo para a economia circular. Esta é uma tarefa desafiante mas também excitante, que irá ajudar a acionar a procura global de plástico reciclado”.

A empresa, que representa mais de 400 marcas, incluindo a Dove e Confort, atualmente utiliza cerca de 700.000 toneladas de plástico por ano. O objetivo é diminuir este valor para metade, até 2025.

Fonte:
Unilever pledges to halve use of new plastics (The Guardian)

Partilhar: