Talheres de plástico

Quando chega o bom tempo, aumenta o número de picnics e de lanches na praia. Com eles, aparece a necessidade de transportar talheres e a tentação de utilizar as versões descartáveis.

No entanto, embora sejam de plástico, os talheres descartáveis (como as colheres, os garfos e as facas de plástico) não podem ser colocados no ecoponto amarelo, porque não são embalagens. Devem ser colocados no lixo indiferenciado.

Pela mesma razão, as palhetas de plástico, que normalmente são utilizadas para mexer o café, não devem ser colocadas no ecoponto.

Porém, os copos e os pratos descartáveis de plásticos já são considerados embalagens e, por isso, devem ser colocados no ecoponto amarelo.

Alternativas, para diminuir o seu consumo:

Optar por usar os talheres de casa, como os de inox ou de plástico reutilizável, que podem durar uma vida, se bem cuidados. Podem ser transportados em bolsas de pano e lavados ao fim do dia.

Também já existem talheres descartáveis compostos maioritariamente por materiais biodegradáveis ou por fibras vegetais naturais, como papel ou soluções a partir de cana de bambu.

Fontes:
Regras de separação (Sociedade Ponto Verde)
Que tipo de materiais se pode colocar no Ecoponto Amarelo? (Lipor)
Diz não ao plástico descartável (Planetiers)

Partilhar: