Como reduzir o consumo de garrafas de água de plástico
Para além da necessidade de reciclar corretamente todas as garrafas de água descartáveis que utilizamos, também é importante começar a consumir menos este tipo de produtos.
Riscos da reutilização das garrafas de água de plástico
Para diminuir o consumo de plástico, pode ser tentador tentar reutilizar as garrafas de plástico.
No entanto, é preciso ter em conta que:
- Se não lavarmos a garrafa, estando molhada e sendo recorrentemente manuseada, esta torna-se no local ideal para proliferação de bactérias.
- Mesmo sendo lavada, esta pode ter diversos tipos de bisfenol, que são compostos utilizados na produção de plásticos e resinas (encontrados principalmente no plástico fabricado com policarbonato – aquele com o símbolo de reciclagem 7 na embalagem) e ser nocivo para a saúde.
- Mesmo as garrafas sem bisfenol A (conhecido também como BPA) podem contaminar a água com outras substâncias de desregulação endócrina e químicos estrogênicos que causam problemas hormonais, como foi identificado por um estudo de 2010.
Alternativas
A alternativa é consumir água da torneira (que pode ou não ser filtrada) e utilizar uma garrafa de vidro, de aço inoxidável ou de papel para a transportar. E lavá-la todos os dias.