Como dar nova vida aos restos de comida

A comida que sobra não tem que ir para o lixo. Pode ser reaquecida e servida na refeição seguinte. No entanto, nem sempre nos apetece repetir exactamente o mesmo prato ou recebemos visitas e gostaríamos de apresentar algo mais requintado. E, se deixarmos para outro dia, corremos o risco de estragar os alimentos. Por isso, preparámos algumas sugestões para transformar os restos em novas e deliciosas refeições:

Brás

O clássico “bacalhau à brás” pode ser reinventado com quase qualquer ingrediente. Pode ser preparado com o frango assado que sobrou, peixe assado do dia anterior ou restos de bife de vaca, por exemplo. Para dar um toque especial e mais saudável, pode ser complementado com courgette ou cenoura cortada em finos e pequenos palitos.

Inspirações:

4 pequenos soufflés

Soufflé

Quando recebemos uma visita inesperada, com gosto requintado, e não queremos desperdiçar os restos, a solução é um soufflé. Pode ser soufflé de bacalhau, de frango, camarão, peixe cozido ou assado, etc. Uma pequena quantidade de proteína permite fazer um grande ou vários pequenos soufflés. 

Inspirações:

Quiche em prato verde

Quiche

Tal como no soufflé, quase qualquer proteína pode ser utilizada para fazer o recheio de uma quiche.

Inspirações:

Croquetes

Quando sobra muita carne estufada, uma forma de lhe dar nova vida é picá-la com chouriço, preparar um molho béchamel e transformá-la em croquetes.

Puré

Quando sobram muitas batatas ou abóbora cozidas, adicione leite e noz moscada e transforme-as em puré.

Batidos e gelados

Se sobrar fruta, já descascada, pense em congelá-la para, mais tarde, fazer um batido ou um gelado.

Dicas:

  • Não deixe a comida em cima da mesa durante muito tempo. Guarde no frigorífico ou congelador rapidamente, para manter a frescura dos alimentos.
  • Não misture os alimentos, quando os guardar em recipientes. Ajuda a aproveitar separadamente cada elemento. Por exemplo, pode utilizar o resto do frango para fazer uma quiche ao jantar e a batata cozida para fazer um puré, no dia seguinte.
  • Se não conseguir aproveitar, pense na compostagem de resíduos. Pode decompor naturalmente os restos de alimentos em sua casa e aproveitar para fertilizar a sua horta. Mais sobre compostagem caseira: Como fazer compostagem caseira (Lipor)
Partilhar: