Rede de comunidades “sem plástico” chega a mais de 500 localidades
Em Julho de 2017, a organização ambientalista “Surfers Against Sewage” (SAS) lançou o projeto chamado “Comunidades livres de plástico” (Plastic Free Communities).
Em Dezembro de 2017, Penzance, na Grã-Bretanha, foi a primeira cidade a ser nomeada como “livre de plástico” pela SAS. Desde então, esta organização já deu o título a 61 localidades e mais de 500 comunidades inscreveram-se e estão a trabalhar para integrar o projeto. Para o conseguir, as comunidades necessitam de, entre outras coisas, trabalhar com as empresas locais para reduzir a sua dependência de objetos de plástico descartável.
A organização SAS foi lançada em 1990 e começou por lutar contra a poluição marítima. Agora, está a tentar diminuir a utilização do plástico descartável.
Rachel Yates, uma das coordenadoras do programa , diz que “não é uma questão de remover todo o plástico das nossas vidas, mas de lutar contra o vício de deitar fora o plástico e de mudar o sistema que o produz”.
Para além de estarem a ajudar o ambiente, estas comunidades estão também a atrair mais visitantes. 77% dos habitantes de Pembrokeshire, em resposta a um inquérito, dizem acreditar que esta iniciativa teve um impacto positivo no turismo local.
Um número crescente de turistas procuram opções mais sustentáveis. E, a cobertura desta iniciativa, tem ajudado a divulgar estas localidades.
Fonte:
Plastic-free coast: 10 seaside communities to visit in the British Isles (The Guardian)